Data importante
A história esquecida dos primeiros serviços de EMT dos EUA
Decorria a década de sessenta, um médico de nome Peter Safar, da Universidade de Pittsburgh, alistou a organização Freedom House que ajudava os moradores da área, à época indivíduos afro-americanos, que não eram bem vistos. Então o Dr. Peter Safar, de forma a ajudar os moradores deste bairro a conseguirem empregos. Assim implementou um plano para fornecer serviços médicos de emergência ao bairro e ajudar os seus moradores a conseguir empregos. O médico Peter Safar queria treinar estes indivíduos desempregados nesta área problemática como condutores de ambulância e paramédicos.
Este legado da Freedom House vai além de Pittsburgh. Nancy Caroline, uma médica de Pittsburgh que treinou os paramédicos da Freedom House na década de setenta, mais tarde editou várias obras, que ainda são referências na educação paramédica.
http://freedomhousedoc.com/main_page.html
Hoje, em dia, os EUA têm implementado um verdadeiro SEM, com bases sólidas na evidência científica e na educação dos técnicos e paramédicos.
Portugal no início da década de oitenta, enviou alguns elementos aos EUA, que integraram os cursos de paramédico para posteriormente, implementarem a metodologia existente e começar-se a disseminar pelo nosso país, para que se pudesse começar a ter uma emergência médica pré-hospitalar de excelência, mas que infelizmente ao longo dos anos se desvirtualizou por completo, e que passados estes anos estamos no ponto em que estamos, infelizmente.
Assim, e como também aquela primeira frase no início do texto, “a história esquecida dos primeiros serviços de EMT da América”, também se aplica muito bem no nosso país. Há quem teime em esquecer, a omitir mesmo, a evolução que elementos não médicos, já tinham atingido, e na melhoria do serviço de emergência médica pré-hospitalar que prestavam sob orientação médica à distância.
Assim importa salientar que o dia de hoje é um marco importante na história do Serviço Emergência Médica, é o aniversário em que o serviço de ambulância da Freedom House começou 15.04.1967 – 15.04.2022, 55 anos de evolução constante. É aqui que realmente se dá início a um serviço avançado de ambulância com paramédicos.
https://www.facebook.com/emsmuseum/
Desta forma, a SPEPH realça a audaciosa força de vontade presente naquele grupo de pessoas, que se mostrava improvável, mas que deu frutos. Ao longo dos anos, este serviço deveria fornecer padrões nacionais para o atendimento pré-hospitalar de emergência.
Assim congratulamo-nos pela data de hoje, e que a SPEPH prosseguirá todos os esforços para que esta realidade venha também a sê-lo no nosso país, não podemos continuar reféns do que quer que seja. A SPEHP quer que todos os portugueses, tenham nas tripulações das ambulâncias de emergência, seja qual for a instituição a que pertençam, de técnicos e paramédicos altamente qualificados, na rua a prestar cuidados de emergência médica pré-hospitalar.
15.04.2022
Vitor R. Matos